Regulamento de Painéis e Temas Livres

1. Os interessados em submeter seus trabalhos para seleção e posterior apresentação na JPR’2017 devem preencher a ficha de inscrição no site www.jpr2017.org.br até 9 de janeiro de 2017.

2. O(a) autor(a) responsável pela inscrição, autor(a) principal, deve informar seus dados pessoais para cadastro e contato.

3. O endereço de e-mail registrado na inscrição será utilizado para as comunicações futuras relacionadas ao trabalho inscrito. Cabe ao(a) autor(a) principal repassar aos demais autores as informações recebidas sobre o trabalho. Deve também verificar recebimento de e-mails no endereço informado. O(a) autor(a) poderá acompanhar no site do congresso informações sobre a aprovação, ou não, dos resumos inscritos.

- DAS CATEGORIAS, E TIPOS DOS TRABALHOS:

- Escolher categoria (A, B, C);
- Escolher o número de área (De 01 a 17);
- Escolher tipo de estudo (A, B, C, D). Instruções a seguir.

4. CATEGORIA: O(a) autor(a) principal deve classificar seu resumo a uma das seguintes categorias, letras A, B e C:

Opção A – Painéis Impressos (PA) – exibição física na área do evento.
Opção B – Painéis Digitais (PD) – exibição em computadores por meio de arquivo digital.
Opção C – Temas Livres (TL) – apresentação durante as aulas. Atenção: para esta categoria somente serão aceitos trabalhos originais.

5. DO NÚMERO DE ÁREA DO TRABALHO: Em seguida, escolha o número correspondente à área em que o trabalho se enquadra:

01. Abdominal/Trato Digestório
02. Abdominal/Trato Geniturinário
03. Cabeça e Pescoço
04. Cardiovascular
05. Física / Controle de Qualidade
06. Informática / Gestão / Educação
07. Intervenção
08. Mama
09. Medicina Fetal
10. Medicina Nuclear
11. Neurorradiologia
12. Pediatria
13. PET-CT
14. Sistema Musculoesquelético
15. Técnicas Radiológicas
16. Tórax
17. Ultrassonografia
18. Veterinária

6. Sobre as áreas descritas acima, caso o autor principal inscreva o trabalho numa área que não corresponda àquela a qual o resumo pertence, o mesmo poderá ser redirecionado pela Comissão de Painéis e Temas Livres.

7. DO TIPO DE ESTUDO: O autor principal deve indicar qual o tipo de estudo desenvolvido. Conforme as seguintes opções, A, B, C, D:

Opção A – Trabalho Original: trabalho científico original, resultante de pesquisa, com contribuição para o avanço da ciência médica. Este trabalho deve permitir que outros investigadores ou profissionais especializados possam repetir as observações descritas e julgar os resultados e conclusões do(s) autor(es), bem como verificar a exatidão do método de análise, da discussão e dedução das conclusões. Deve-se referir o modo de escolha da amostra estudada e dispensar particular atenção ao tratamento estatístico dos resultados. Apenas dados clínicos e laboratoriais essenciais e conclusivos devem ser citados. Deve-se seguir a estrutura recomendada para um trabalho científico e incluir a bibliografia consultada.

Opção B – Relato de Caso: descrição sumária de caso(s) especial(is), que, pela sua raridade ou extraordinário interesse informativo para a coletividade, transcende(m) o paciente individual. Deve-se seguir a estrutura recomendada para um trabalho científico e incluir a bibliografia consultada.

Opção C – Ensaio Pictórico: ensaio que transmite mensagem por intermédio de ilustrações e legendas, com pouco texto. Não é baseado em pesquisa original, tendo por função principal a educação complementar de especialistas. Deve-se seguir a estrutura recomendada para um trabalho científico e incluir bibliografia consultada.

Opção D – Revisão de Literatura: neste tipo de estudo o autor trabalhará com diversos casos, de um ou de vários autores. Coleta-se material, realiza-se análise e/ou reflexão sobre o assunto, muitas vezes buscando aspectos polêmicos ou promovendo discussões de diferentes opiniões por meio de seu trabalho. Deve-se seguir a estrutura recomendada para um trabalho científico e incluir bibliografia consultada.

PREENCHIMENTO DOS CAMPOS DO RESUMO

8. O (a) autor(a) responsável deve preencher todos os campos que equivalem ao resumo do trabalho. No total, esses campos devem conter no máximo 200 palavras.

Opção A - Trabalho Original
a) Descrição sucinta do propósito do estudo/Objetivos
b) Material e métodos
c) Resultados e discussão
d) Conclusões


Opção B - Relato de Caso
a) Descrição sucinta do propósito do relato
b) História clínica
c) Discussão e diagnóstico ou vice-versa
d) Conclusões


Opção C – Ensaio Pictórico
a) Introdução e objetivos
b) Métodos
c) Discussão
d) Conclusões


Opção D – Revisão de Literatura
a) Descrição breve do(s) propósito(s) da Revisão de Literatura
b) Descrição da(s) doença(s), método(s) e/ou técnica(s)
c) Discussão
d) Conclusões

9. O(a) autor(a) principal deve informar se o trabalho possui registro junto ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conselho Nacional de Saúde/Ministério da Saúde). Caso o trabalho tenha sido registrado nesse comitê, o autor deve mencionar o número do registro no ato da inscrição do trabalho (resumo).

10. O(a) autor(a) responsável deve declarar se há conflito de interesse. Caso haja, deve informar qual o conflito.

11. Tanto no título, quanto no resumo do trabalho, é proibido mencionar o nome da instituição onde o estudo foi desenvolvido e/ou onde os autores atuam. Caso essa menção seja essencial, deve-se substituir o nome em questão por XXX ou YYY ou ZZZ (Ex: Revisão de 48 Casos de Tumores Orbitários do Instituto XXXX de Medicina da Instituição YYYY). Resumos que não respeitarem essa norma serão desclassificados.

12. O resumo deverá ser redigido em Inglês e, também, em um segundo idioma a ser escolhido, conforme abaixo:
a) Português
b) Espanhol
Resumos redigidos em idiomas diferentes dos indicados nesse regulamento não poderão ser aceitos para este evento.

13. Não é necessário informar referências bibliográficas na inscrição dos resumos. Mas, devem ser citadas na apresentação durante a JPR’2017.

14. Palavras que possuam abreviação conhecida podem/devem ser abreviadas após uma primeira aparição no texto, com a respectiva abreviatura entre parênteses. Exemplos: Sistema Nervoso Central (SNC), Tomografia Computadorizada (TC), Imagem por Ressonância Magnética (IRM), Ultrassonografia (US), etc.

15. Não deverão ser utilizados artifícios gráficos (negrito, itálico, maiúsculas etc.) para enfatizar palavras no texto.

16. No espaço designado “Nome dos Autores”, o registro dos nomes deve ser efetuado na seguinte ordem: sobrenome em letras maiúsculas, seguido pelas iniciais dos demais nomes.
17. Os autores de todos os Painéis e Temas Livres selecionados devem obrigatoriamente enviar à SPR (Av. Paulista, 491, conj. 31/32, CEP 01311-000, São Paulo, SP) até o dia 14 de março de 2017 um CD/DVD, contendo uma versão do trabalho em PowerPoint. Esse CD/DVD deve conter, no disco e na capa do mesmo, as seguintes informações:

a) Código do trabalho que foi gerado no ato da submissão do resumo;
b) Título do trabalho, conforme registrado no momento da submissão do resumo;
c) Área em que o resumo foi inscrito;
d) Categoria em que o trabalho será apresentado no evento (Painel Impresso, Painel Digital ou Tema Livre);
e) Nome do(a) autor(a) principal, conforme registrado no ato da submissão do resumo;
f) Contato do(a) autor(a) principal e responsável pela correspondência entre a JPR’2017 e os demais autores.
A ausência da identificação e/ou dados poderá desclassificar o trabalho.

18. O CD/DVD enviado por meio de empresas de transporte de correspondência como Correios, Fedex, TNT, DHL etc., devem ter o frete e os demais tributos pagos pelo remetente no ato da postagem. As correspondências que não forem enviadas nessas condições não serão recebidas pela SPR.

19. O envio também deverá ser efetuado via internet, no site www.jpr2017.org.br, pelo sistema de upload, na página de Painéis e Temas Livres, a partir de 17 de fevereiro de 2017. Os arquivos em PowerPoint enviados pelo site devem ter no máximo 30 Megabytes.

20. Não é possível a troca dos arquivos após envio à SPR.

21. Aqueles que não enviarem a apresentação de seus trabalhos até a data estipulada não terão seus trabalhos avaliados durante a JPR’2017.

22. A apresentação em Powerpoint não possui número mínimo de slides, mas deve conter no máximo 30 slides. O conteúdo deve ser elaborado de forma que os participantes possam ler as apresentações, estudá-las, compreendê-las e aprender com isso de forma independente, durante a JPR ou posteriormente.

23. No caso de Painéis Impressos, o último slide do arquivo PowerPoint deve ser uma imagem panorâmica do pôster (layout similar ao do painel pronto).
24. Conforme a inscrição realizada pelo(s) autor(es) e a seleção da Comissão de Painéis e Temas Livres, os trabalhos poderão ser apresentados numa dentre as quatro modalidades abaixo:

Painéis Impressos: A medida do painel é: 0,90 m de altura por 1,90 m de largura. É importante mencionar que trabalhos de boa qualidade que não obtiverem vaga para exibição na área física do evento podem ser convidados para apresentação exclusiva em computador. Estes painéis, além da apresentação impressa estarão disponíveis para acesso nos computadores da Seção de Painéis Digitais durante a JPR’2017. Prepare-se para utilizar todo o espaço fornecido, isto valoriza sua apresentação.

Painéis Digitais: Trabalhos inscritos ou remanejados para apresentação exclusivamente digital. Esses arquivos devem ser confeccionados em PowerPoint.

Temas Livres: Apresentações orais realizadas entre as aulas da JPR’2017. Cada apresentação será de 8 minutos, seguida de 2 minutos para discussão e esclarecimentos (exceto nos casos em que o coordenador de curso altere o tempo previamente acertado). O tempo de apresentação é improrrogável. O apresentador não precisa ser o primeiro autor; porém, é necessário que esteja inscrito na JPR’2017. Os trabalhos de boa qualidade que não obtiverem vaga para apresentação oral podem ser convidados para apresentação em outros formatos.

Painéis Comentados: Os melhores trabalhos entre “Painéis Impressos” e “Painéis Digitais”, ou mesmo Temas Livres que não conquistaram vaga para apresentação em sala de aula poderão ser selecionados para apresentação comentada, desde que o(s) autor(es) concorde(m) com isso. O apresentador do Painel Comentado não precisa ser o primeiro autor, mas deve estar inscrito na JPR’2017.

25. Os arquivos em PowerPoint enviados previamente à SPR serão inseridos nos computadores da Seção de Painéis Digitais da JPR’2017.

26. Não haverá acesso do usuário à CPU dos computadores da Seção de Painéis Digitais, da mesma forma esses computadores não estarão conectados à Internet, o que anulará a possibilidade de cópia ou envio de material por e-mail.

27. Os autores de Temas Livres e de Painéis Comentados devem levar à JPR’2017, no dia de sua apresentação, o arquivo de mídia com sua exposição. O material enviado previamente à SPR será utilizado unicamente para instalação nos computadores da Seção de Painéis Digitais.

28. Todos os trabalhos selecionados devem ter no mínimo um(a) responsável inscrito(a) no evento.

29. Nos trabalhos é expressamente proibida a identificação de pacientes em exames. Aqueles que não respeitarem essa norma serão desclassificados.

30. Nas referências bibliográficas, utilizar padrão Vancouver Style (como na Radiology, Revista da Imagem e Radiologia Brasileira).

31. Trabalhos de Revisão de Literatura e Ensaio Pictórico devem ser compostos de fotos originais. Não serão aceitos trabalhos em que todas as imagens forem extraídas da Internet, livros, revistas científicas etc.

32. É necessário citar a fonte quando as ilustrações utilizadas não forem originais.

33. O autor deve mencionar na apresentação de seu trabalho, seja ele Painel Impresso, Painel Digital, Painel Comentado ou Tema Livre, se possui registro junto ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conselho Nacional de Saúde/Ministério da Saúde).

*Parágrafo Único:

34. Autoria com Responsabilidade: todos os trabalhos aceitos para apresentação na JPR’2017 devem conter a(s) contribuição(ões) de cada autor(a) para realização do trabalho, no fim do texto, após a bibliografia. (Exemplos: idealização, levantamento de casos e bibliográfico, revisão de texto, etc., vide o modelo usado na Radiology, Revista da Imagem e Radiologia Brasileira). Essa citação deve ser feita apenas na versão final do trabalho, enviada à SPR para apresentação na JPR. Não é necessário realizar a citação no momento da submissão do resumo.

35. O certificado de apresentação do trabalho estará acessível em versão digital no site www.jpr2017.org.br, após a realização do evento. A SPR não fornece o certificado impresso.
36. Posteriormente à JPR’2017, a mesma apresentação em PowerPoint poderá ser divulgada no site do congresso (www.jpr2017.org.br) e da SPR (www.spr.org.br), de forma que ao inscrever seus trabalhos os autores devem estar cientes deste modo de apresentação posterior à JPR.

37. Trabalhos premiados serão automaticamente incluídos no site, para possibilitar maior número de acesso e divulgação do conhecimento científico apresentado.

38. Para proteção dos direitos autorais, serão inseridas sobre as imagens veiculadas no site uma marca d’água com o logotipo da SPR em tamanho suficiente para que a origem seja identificada. Além disso, as imagens publicadas terão resolução mínima para visualização em tela/web, o que impede o uso indevido ou malicioso, em publicações ou periódicos impressos ou ainda divulgados pela web.
39. O e-mail do autor responsável pelo trabalho será divulgado no suplemento especial, “JPR’2017 – Painéis e Temas Livres” para eventuais trocas de informações.

40. Outros casos não mencionados nesse regulamento serão decididos individualmente pela Comissão, conforme a necessidade.